top of page

Biografia

   

RODRIGO VITTA nasceu em São Paulo. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica e bacharel em Composição pela FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado sob orientação do professor Ricardo Rizek, onde hoje o professor titular da cadeira de composição e Studio Ópera.

 

Vitta atua entre a academia, como professor titular da cadeira de composição da FMU-FIAM/FAAM e a vida artística como compositor, arranjador e regente.

 

Como regente, foi maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Santos. Hoje é diretor artístico e regente titular da Orquestra Metropolitana (BRA) e da Camerata FAAM de Ópera. Como regente convidado já dirigiu a Orquestra Filarmônica de Montevideo, a Orquestra Brasileira de Sopros, a Banda Sinfônica de Ribeirão Pires, a Banda Sinfônica de Cubatão e Orquestra LyricSur.

 

Entre outros trabalhos importantes, desenvolveu a direção musical e regência dos espetáculos de dança “Ágape“ (música de Tchaikovsky) e o “Quarteto para o Fim dos Tempos” (Olivier Messian) com a companhia Ballet Sopro, a “Série Concertante” com a participação especial de solistas como: violinistas Susana Salas (Venezuela) e Elina Suris (Rússia), o quarteto de violões “Quaternaglia“ (Brasil), Soprano Rita Contino (Uruguai), Tenor Marcelo Vanucci, mezzo-soprano Mere Oliveira, soprano Silviane Bellato, Pianistas Regina Schlochauer e Gilberto Matté (Brasil), o Contrabaixista Alexandre Rosa (OSESP-Brasil), o Concerto de Gala Lírica – LyricSur (Brasil e Montevideo -Uruguai), idealizado pelo produtor uruguaio Esteban Tettamantti no Teatro Solis com a Orquestra Sinfônica de Montevideo e o concerto especial “O Brasil de Villa Lobos – Série Violão Sinfônico” tendo como solistas o Duo Siqueira Lima. Em 2010, 2011 e 2012 com a Orquestra Metropolitana apresenta a série “Violão Sinfônico” no SESC, com curadoria do Prof.Henrique Pinto e participação especial de grandes nomes do violão como: Fabio Zanon, Brasil Guitar Duo, Mario Ulhoa, Eduardo Isaac, Marco Pereira, Paulo Martelli e Duo Siqueira Lima.

 

Em 03 de novembro de 2011, em São Paulo,  no SESC Pinheiros, em um intercâmbio de artistas brasileiros e do Principado de Monaco, foi apresentado o espetáculo NATUREZA, com música do compositor Flávio Romano, regência do maestro Rodrigo Vitta (Orquestra Metropolitana de SP), cenografia e filme de Antoine Loudot e figurino de Ursula Felix

 

Com roteiro concebido em dois atos e quatro cenas, “Natureza” integra dança contemporânea, voz, música orquestral e filme, com a dramaturgia de 10 bailarinos da “Danseurs Performeurs” e conta ainda com a participação do grupo Voz Ativa Madrigal.

 

Em 2012, a Orquestra Metropolitana dirigida por Rodrigo Vitta, estréia a obra “Lenda Amazônica” de Marco Pereira gravado e transmitido pelo SESCTV.

 

Em 2013, a Orquestra Metropolitana e Coral Lírico Metropolitano farão 9 concertos shows com Mc Rashid e Mc Lurdez da Luz. Ainda em 2013, as séries violonisticas mais renomadas da atualidade, “Violão Sinfónico” e “Movimento Violão” se unem e apresentam uma nova edição chamada “Movimento Violão Sinfônico” onde grandes nomes do violão dividirão o palco com a Orquestra Metropolitana dirigida pelo maestro Rodrigo Vitta, em concertos nos SESC SP.


Como compositor os seus trabalhos musicais foram interpretados por orquestras de renome e suas Sinfonias foram premiadas no Concurso Nacional de Composição, realizado em Recife; no Concurso Nacional de Composição para Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e no Concurso Nacional de Composição Claudio Santoro, organizado pela Academia Brasileira de Música e a Orquestra Petrobrás Pro-Música. Em 2002 gravou e editou seu trabalho para piano solo “Série de Frutas Brasileiras I”, que foi interpretado na “Bienal de Música do Rio de Janeiro em 2004. A partir de 2009, suas composições estão sendo editadas pela Brazilian Music Publications - EUA. Suas músicas “Sonata“ e “Paisagens Brasileiras n º 4”, foram gravadas pelo quarteto de violões Quaternaglia no CD "Presença". Vitta já compôs várias músicas para teatro, trilha para o curta-metragem “Às 7h, ás 3h, e às 11h” e música incidental para o documentário da Pinacoteca de São Paulo interpretada pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. A estréia do seu concerto para violino e orquestra “O Grito da Natureza” aconteceu em agosto de 2010 interpretado pela violinista russa Elina Suris ao lado da Orquestra Metropolitana no Teatro do SESC Santana.

 

Em 30 de novembro de 2010, em Monte Carlo, no Principado de Monaco, no Theatre des Varietés, sua música “CAJA” do álbum para piano solo “Série de Frutas Brasileiras”, foi abertura do espetáculo de dança “Vibrations. Le Voix de La danse”, interpretado pelo Choeur de Chambre e Ballets de Monte-Carlo, com coreografia de Ramon Reis.

 

Em 2013, no mês de junho, sua Sinfonia n. IV Paulista, foi premiada pelo concurso “Tinta Fresca” da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais regida pelo maestro Marcos Arakaki.

 

A fluência de Vitta na música é plena e neste ano de 2013 retomou um antigo projeto, o grupo de câmara "NOVAS TENDÊNCIAS". Com nova formação, dois pianos (Ricardo Abrahão e Rodrigo Vitta) e dois percussionistas (Roberto Saltini e Douglas Maiochi) apresenta repertório modernista e estreou no mês de agosto, no MCB – Museu da Casa Brasileira, com o com sucesso de público e crítica.

 

 

bottom of page